A quantia foi anunciada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, em visita ao Rio Grande do Sul, nesta segunda (27)
Em resposta às enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta segunda-feira (27) que o governo federal editará uma medida provisória (MP) para apoiar grandes empresas afetadas pela tragédia. A MP incluirá uma linha de crédito no valor de R$ 15 bilhões.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reunirá com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir os detalhes finais da medida, que deve ser anunciada até esta terça-feira (28).
“O presidente vai definir com o ministro da Fazenda — está praticamente elaborada a MP — que deve definir a questão desse crédito para as grandes empresas. Tenho certeza que vai surpreender positivamente a todos”, afirmou Alckmin.
- Leia também: Governo federal dará auxílio financeiro, saque do FGTS e ampliação do Bolsa Família aos afetados pelas enchentes do RS
- Governo Lula enfrenta déficit nominal comparável à pandemia de covid-19
O recurso será operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que montará uma unidade avançada no Rio Grande do Sul para facilitar o acesso das empresas ao crédito.
Esta unidade servirá como um ponto de apoio para as empresas locais, oferecendo orientação e assistência na obtenção dos recursos necessários para a recuperação.
Reuniões com empresários
O vice-presidente viajou ao Rio Grande do Sul nesta segunda para se reunir com empresários e representantes da indústria. Durante as reuniões, Alckmin discutiu os impactos das enchentes no setor empresarial e apresentou as propostas de socorro econômico.
A iniciativa do governo federal visa fornecer um suporte para as grandes empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, ajudando a reestabelecer a estabilidade econômica na região.
Com a implementação desta linha de crédito de R$ 15 bilhões, espera-se que as empresas possam superar os desafios impostos pela catástrofe natural e retomar suas atividades normais o mais rapidamente possível.