O longa foi exibido na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023 e recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes, na categoria Critic’s Picks.
A releitura da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, chegou aos cinemas nesta quinta-feira (6). O diretor do longa, Guel Arraes, é conhecido por seus trabalhos em “O Auto da Compadecida” (2000) e “Lisbela e o Prisioneiro” (2003).
Estrelado por Caio Blat (Riobaldo) e Luisa Arraes (Diadorim), “Grande Sertão” é produzido por Manoel Rangel, Egisto Betti e Heitor Dhalia, e transpõe o universo da violência dos jagunços do sertão para o território das organizações criminosas de uma periferia urbana, cercada por muros gigantescos, em um tempo indeterminado.
A história, narrada em tom épico, segue a trajetória de Riobaldo, professor que ingressou no bando por amor a Diadorim, um dos bandidos.
- Leia mais: O que é o Festival de Cannes?
- “Furiosa: Uma saga Mad Max” chega aos cinemas nesta quinta-feira (23)
O longa foi exibido na 27ª edição do Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF), na Estônia, em novembro de 2023 e recebeu o prêmio de melhor direção para Guel Arraes, na categoria Critic’s Picks.
No elenco, grandes nomes como Rodrigo Lombardi (Joca Ramiro), Luiz Miranda (Zé Bebelo), Eduardo Sterblitch (Hermógenes), Mariana Nunes (Otacília) e Luellen de Castro (Nhorinhá).
Guel Arraes transforma o clássico brasileiro em uma história contemporânea e mostra como as questões abordadas pelo autor Guimarães Rosa em 1956, continuam atuais.
Assista ao trailer oficial aqui.
Grande Sertão: Veredas
Grande Sertão: Veredas, obra de Guimarães Rosa, é narrado em primeira pessoa por Riobaldo, que conta a história de sua vida, de forma não-linear, a um interlocutor desconhecido, a quem ele chama de “Senhor“, “Moço” ou “Doutor“.
Depois da morte da mãe, Riobaldo tem o primeiro contato com os jagunços de Joca Ramiro, a quem o padrinho oferece pouso por alguns dias.
Nessa mesma época, Riobaldo encontra um menino às margens do rio, com quem cria uma rápida amizade. O encontro é uma passagem curta, mas é o cerne de toda a obra.
Pouco tempo depois, Riobaldo descobre que o padrinho é na verdade seu pai e se refugia na cidade de Curralinho após fugir, onde conhece Zé Bebelo, um homem que anseia por se eleger deputado e pacificar o sertão.
Para isso, empreende jornadas de ataque a jagunços, das quais Riobaldo passa a fazer parte. Mas o protagonista percebe que esse não é o seu lugar.
Deserta do grupo de Zé Bebelo e vai para o lado oposto, entra para o bando de Joca Ramiro, quando conhece, ou melhor, reconhece um dos jagunços como sendo o garoto que conheceu anos antes, à margem do rio, chamado de Diadorim.
Os dois fortalecem a amizade, e Diadorim introduz Riobaldo ao grupo e à vida nas veredas do sertão.
Sessões em Manaus
Confira onde o filme “Grande Sertão” está passando nesta quinta-feira (6) em Manaus:
- Cinépolis – Localizada nos shoppings Ponta Negra e Manaus Plaza; com sessões a partir de 16h45;
- UCI Cinemas – Localizado nos shoppings Manauara e Sumaúma Park, com sessões a partir de 14h35;