Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão em viagem oficial para inaugurar uma barragem.
Neste domingo (19), o helicóptero que transportava o presidente iraniano Ebrahim Raisi teve que fazer um pouso forçado devido a condições climáticas adversas. Segundo a TV estatal iraniana, o helicóptero se envolveu em um “acidente” enquanto sobrevoava a província do Azerbaijão Oriental, em Tabriz.
O incidente ocorreu próximo a Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, aproximadamente 600 quilômetros a noroeste de Teerã.
Segundo a Agência de Notícias da República Islâmica (IRNA), além do presidente Raisi, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental e outras autoridades.
Embora a imprensa local tenha descrito o evento como um “acidente“, a agência iraniana Mehr, citada pela agência russa Tass, informou que o presidente Raisi e os outros passageiros não ficaram feridos. Todos os ocupantes do helicóptero saíram ilesos do incidente.
Na manhã do mesmo dia, antes do incidente, o presidente Raisi e o presidente do Azerbaijão, Ilhan Aliyev, participaram da inauguração da terceira barragem construída no rio Aras, localizada nas zonas fronteiriças entre o Irã e o Azerbaijão.
A construção da barragem é um projeto de cooperação significativo entre os dois países, reforçando os laços bilaterais.