Não vejo restrições do governo Trump com potencial impacto no Brasil, diz Meirelles.
Durante o evento Lide Brasil Conferência Lisboa, o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou que não vê as possíveis restrições comerciais do governo de Donald Trump como prejudiciais ao Brasil.
Segundo Meirelles, as medidas protecionistas americanas, como a taxação de importações, não devem impactar diretamente o país, uma vez que a economia brasileira é fortemente voltada para o mercado doméstico e exporta majoritariamente commodities.
“Em um governo protecionista, como configura-se o governo Trump, certamente é uma vantagem. Além do mais, o Brasil tem déficit comercial com os Estados Unidos. O fato concreto é que o Brasil está demandando investimentos muito fortes para o mercado de consumo, principalmente, além do setor de infraestrutura. Eu não vejo, nesse aspecto, as restrições do governo Trump prejudicando muito, ou diretamente, o Brasil”, afirmou.
- Leia Também: Bilionários que mais lucraram no mercado com a vitória de Trump: Um salto financeiro expressivo pós-eleição
Ele destacou ainda que o crescimento acima do esperado do PIB no ano anterior, aliado a projeções positivas, cria uma “oportunidade grande” para investimentos no Brasil.
Para Meirelles, a sustentabilidade desse crescimento será determinante para atrair capital e garantir que a economia mantenha sua trajetória ascendente.