Caminhoneiro colheu fruta caída em beira de estrada e teve a doença bacteriana transmitida por roedores
Um homem de 53 anos contraiu leptospirose após comer uma manga que encontrou no chão. O caso foi registrado no dia 7 de dezembro, em São Paulo.
Roberto Luis de Lima trabalha como caminhoneiro e achou a fruta na beira de uma estrada. Ele comeu a manga sem higienizá-la e, pouco tempo depois, os primeiros sintomas da doença apareceram.
Inicialmente o homem foi diagnosticado com dengue, mas como a medicação destinada ao tratamento não apresentou resultados, os médicos começaram a suspeitar que seria leptospirose.
Os exames realizados na unidade hospitalar confirmaram a suspeita e ainda apontaram que o caminhoneiro contraiu a forma mais avançada da doença, que também conhecida como Síndrome de Weil.
Roberto ficou internado por quase 20 dias, teve paralisia em um dos rins e precisou fazer hemodiálise. Ele sobreviveu e contou sua história nas redes sociais.
“Meus anjos de guarda enviaram-me pessoas de altíssima competência e também com as mãos de Deus pra ajudar”, escreveu Roberto em uma publicação.
Leptospirose
De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e outros animais. Ela é transmitida ao ser humano principalmente nas enchentes, quando a água contaminada sobe de esgotos e bueiros.
Os sintomas são parecidos com os de outras enfermidades, como a gripe e a dengue, que também apresentam febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, vômito, diarreia e tosse. Nos casos mais graves, é necessária internação hospitalar.
A prevenção está diretamente ligada a medidas de saneamento básico, além de evitar contato com água ou lama de enchentes e inundações. Para combater a presença de ratos, outra precaução é o acondicionamento e destino adequado de lixo e armazenamento correto de alimentos.
Síndrome de Weil
No caso dele, a leptospirose evoluiu para a Síndrome de Weil, manifestação mais grave da doença. Em muitos casos, a pele fica alaranjada, ocorre hemorragia e insuficiência renal.