O homem responderá por crimes ambientais e ficará à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu em flagrante, na quinta-feira (8), um homem de 51 anos por crimes ambientais no município de Barcelos, a 339 quilômetros de Manaus.
Durante a operação, realizada pela 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos, uma jaguatirica de 1 ano, mantida ilegalmente em cativeiro, foi resgatada. A prisão ocorreu no bairro Marluá, após o animal silvestre ter atacado uma criança indígena.
O delegado Rodrigo Monfroni, responsável pela 75ª DIP, explicou que o homem trabalhava em uma associação de agricultores e mantinha a jaguatirica confinada em um quarto de na residência que morava.
O resgate aconteceu após a polícia receber uma denúncia de que o felino havia atacado o filho de uma funcionária indígena da associação. A criança foi rapidamente socorrida e levada a uma unidade hospitalar do município.
Além do crime ambiental relacionado à jaguatirica, o delegado Bruno Rafael Lima, que também participou da ação, informou que o homem foi autuado em flagrante por outros delitos. No local da prisão, a polícia apreendeu uma arma de fogo calibre 16 e 17 galões com 50 litros de gasolina, armazenados em condições inadequadas.
As autoridades estão organizando a logística necessária para devolver a jaguatirica ao seu habitat natural. O homem responderá por crimes ambientais e ficará à disposição da Justiça.