Rede MLC
Polícia

Homem é preso por invadir sinagoga e divulgar mensagens de ódio em Manaus

Nesta quarta-feira (9), a polícia prendeu o suspeito em um flutuante no bairro Tarumã. - Foto: Divulgação/PC-AM
Publicidade
Publicidade

Na segunda-feira (7), o suspeito invadiu uma sinagoga e fixou cartazes com mensagens antissemitas e símbolos nazistas.

André Almeida Elias Soares, de 39 anos, foi detido pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) sob acusação de crimes de racismo e simulação de criança em cena de sexo explícito.

Na segunda-feira (7), o suspeito invadiu uma sinagoga localizada na Avenida Leonardo Malcher, no Centro de Manaus, e fixou cartazes com mensagens antissemitas e símbolos nazistas. As câmeras de segurança do local registraram o momento em que ele fazia gestos e se filmava com o celular (veja vídeo abaixo).

Publicidade

De acordo com a PC-AM, André tentou contato com o rabino da sinagoga e, ao não conseguir, deixou os materiais ofensivos, que incluíam QR codes vinculados a arquivos com montagens de crianças em situações explícitas.

Nesta quarta-feira (9), a polícia cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça do Amazonas e prendeu o suspeito em um flutuante no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

André Elias era considerado “de alta periculosidade”, segundo as autoridades. A Embaixada dos Estados Unidos chegou a solicitar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que acompanhasse as investigações.

Em vídeos publicados em redes sociais, o acusado aparecia com o rosto coberto por uma balaclava, gesticulando de forma agressiva, exibindo uma arma (supostamente de airsoft) e afirmando que planejava “explodir uma bomba no estacionamento da sinagoga”.

O delegado Marcelo Martins destacou que o suspeito vinha intensificando as ações violentas, não apenas contra a comunidade judaica, mas também em outros locais, como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Se ele quiser causar um mal maior, ele teria essa capacidade e ele já estava avançando para isso”, afirmou o delegado.

Durante a operação, a polícia também cumpriu um mandado de busca e apreensão, confiscando celulares, um computador e HDs externos. Segundo relatos, o suspeito reagiu com agressividade no momento da detenção.

“Ele apresentou uma breve resistência no momento da prisão. Ele é uma pessoa agressiva, então foi necessário o uso da força”, explicou Marcelo Martins.

André foi levado para o 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e seguirá à disposição da Justiça.

Publicidade

Leia mais

Homem morre atropelado na Avenida Rodrigo Otávio

Vitória Vitor

PM apreende 550 kg de cocaína em balsas no Amazonas e prende seis pessoas

Lucyana Gadelha

Bruno Henrique é indiciado por suspeita de manipulação em apostas esportivas

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais