O fenômeno da “terra descida” é um ocorrido relativamente comum de erosão fluvial e que afeta as áreas de rios durante a época de vazante.
Outro deslizamento de terra foi registrado no interior do Amazonas: desta vez, a orla do município de Boa Vista do Ramos registrou um deslizamento na madrugada desta quarta-feira (16).
Segundo um dos pescadores que estava presente no porto, a água começou a “borbulhar de maneira estranha”, os fazendo perceber do que se tratava e sair do local rapidamente.
De acordo com a Defesa Civil do município não houve registro de vítimas, porém, canoas e rabetas que estavam ancoradas, assim como uma pequena embarcação de pesca, foram atingidas pelo barro.
A prefeitura da cidade comunicou que desde o mês de maio deste ano, todas as embarcações estão proibidas de atracar no porto sob multa de R$ 5 mil.
“A medida foi tomada devido à falta de resistência suficiente da estrutura para suportar grandes esforços e foi solicitada pela própria empresa responsável pela obra, visto que o tempo de “cura” do muro após a construção é de pelo menos um ano. Em caso de descumprimento, os infratores serão notificados e, em caso de reincidência, poderão ser multados” , informou a nota.
Isso corre menos de 10 dias depois do acidente que levou ao óbito de uma criança de 6 anos e um homem de 30 em Manacapuru.
- Leia Mais: Desabamento no Porto da Terra Preta, em Manacapuru, deixa uma criança desaparecida e várias vítimas feridas
- Leia Mais: Avaliação pós-desastre: Pesquisadores analisam riscos no Porto de Terra Preta, Manacapuru
A Defesa Civil do Amazonas informou que tem reforçado o monitoramento em todo o estado para mapear as áreas com risco de deslizamento, enviando alertas e orientações aos municípios para que sejam implementadas planos de contingência para casos como este.