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Meio Ambiente

Humaitá avança na reforma portuária com articulação de Senador Eduardo Braga e DNIT

De acordo com informações do DNIT, nos próximos 15 dias, o flutuante principal, que atualmente passa por uma revitalização, também chegará a Humaitá - Foto: Divulgação/DNIT
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Chegada dos flutuantes intermediários marca novo passo na revitalização do porto, fundamental para a logística regional e produção agrícola.

O município de Humaitá, localizado a 696,4 km de Manaus, deu um passo significativo na revitalização da Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) nesta sexta-feira (19), com a chegada dos flutuantes intermediários.

A reforma do porto está sendo realizada graças à articulação do Senador Eduardo Braga, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A necessidade da reforma surgiu devido aos problemas estruturais do porto, como o desgaste das chapas do fundo, costado e espelhos de proa e popa das estruturas navais, incluindo intermediários e o cais flutuante.

Com a chegada dos flutuantes intermediários, o próximo passo é fazer o processo de remonte do porto – Foto: Reprodução/DNIT

Com a chegada dos flutuantes intermediários, o próximo passo é dar continuidade às operações para a reconstrução da estrutura portuária. O DNIT informou que o flutuante principal, atualmente em processo de revitalização, deve chegar a Humaitá nos próximos 15 dias.

A região sul do Amazonas destaca-se pelo potencial agrícola, especialmente na produção de grãos como soja e milho.

Em Humaitá, mais de 100 mil hectares possuem potencial de cultivo imediato, consolidando-se como uma nova fronteira agrícola.

Nesse contexto, um porto completamente revitalizado é crucial para a logística do transporte aquaviário e para o embarque e desembarque de mercadorias e passageiros..

Atualmente, o embarque e desembarque de pessoas com limitações físicas, como idosos e cadeirantes, é dificultado pelos barrancos na margem dos rios. Além disso, o transporte de mercadorias para abastecimento do comércio local e o transporte de pessoas com enfermidades são desafios enfrentados pela comunidade.

A estrutura portuária de Humaitá inclui três cais flutuantes, pontes metálicas de acesso, estação de passageiros, guarita, terminal de cargas e estacionamento, todos passando por adaptações e melhorias para atender às demandas da região.

A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2024.

Impactos positivos da reforma portuária

A revitalização do porto de Humaitá promete gerar impactos econômicos, além de melhorar a integração da cidade com outras regiões do Amazonas.

O porto, responsável pelo movimento de cargas diversas e importante terminal de importação e exportação de veículos, gera empregos e movimenta a economia local, tornando-se um parceiro estratégico para as cidades da região.

Localizado na confluência dos rios Madeira e Purus, dois importantes cursos d’água da Amazônia, Humaitá possui acesso direto a uma vasta área da região, facilitando o transporte de mercadorias tanto para o interior da Amazônia quanto para outros estados brasileiros e países vizinhos.

 

O porto desempenha um papel vital na infraestrutura logística da Amazônia, promovendo o desenvolvimento econômico regional e a integração nacional e internacional, além de contribuir para o manejo sustentável dos recursos naturais da região.

A utilização do porto é gratuita tanto para barcos de transporte quanto para passageiros. Além da remontagem da estrutura naval, a instalação portuária está passando por reformas no retroporto (área terrestre próxima às estruturas de atracação) para aprimorar sua capacidade operacional.

Com a reforma, os usuários poderão desfrutar da comodidade de desembarcar veículos gratuitamente e os prestadores de serviço poderão atracar sem cobrança de taxa.

 

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