Apple dobra aposta em IA com lançamento do Apple Intelligence no iOS 18.1
Na próxima semana, a Apple vai intensificar oficialmente a presença no mundo da Inteligência Artificial (IA) com o lançamento do Apple Intelligence, uma nova funcionalidade que promete revolucionar a experiência dos usuários dos dispositivos da marca.
Integrado aos novos modelos de iPhone e disponível com a atualização do iOS 18.1, o sistema de IA será inicialmente liberado de forma controlada, com uma lista de espera para os primeiros usuários.
Os modelos compatíveis, a princípio, são o iPhone 15 Pro, Pro Max e o recém-lançado iPhone 16. O Apple Intelligence será lançado inicialmente em inglês, com expectativa de expansão para o português em 2025.
Com a atualização do iOS 18.1, usuários interessados em experimentar o Apple Intelligence devem seguir alguns passos. A integração do sistema será gradual, e aqueles que quiserem furar o fila podem aderir ao programa Beta (iOS 18.1 RC Beta), ou que permitirão o acesso antecipado.
Após a instalação da atualização, o caminho para entrar na lista de espera é simples: acesse as configurações do iPhone, vá até “Apple Intelligence & Siri” e se inscreva na lista de espera.
A Apple informou que o tempo de espera variará de acordo com a demanda, sem previsão exata para o atendimento de todos.
Entre as inovações mais aguardadas do Apple Intelligence está a capacidade de reescrever, revisar e resumir textos com base no tom e no tamanho escolhidos pelo usuário. Essa funcionalidade estará disponível em diversos aplicativos, como Mail, Notas e Pages.
No campo das imagens, a IA permitirá gerar animações e esboços com base em segurança, diretamente pelo aplicativo “Image Playground” ou via ferramenta “Image Wand” no app Notas.
Os usuários também poderão editar fotos, remover objetos e pessoas, além de organizar as galerias automaticamente por meio de objetos específicos.
Outros recursos já existentes, como gravação e transcrição de áudios, serão aprimorados, com a IA gerando resumos de pontos-chave. O assistente virtual Siri também será beneficiado, ficando mais inteligente e com maior capacidade de interação, incluindo a integração com o ChatGPT.