As ações fazem parte do calendário de emergência ambiental
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), está planejando ações preventivas para atuar em áreas afetadas por incêndios florestais no Amazonas e em outros 19 estados.
As ações fazem parte do calendário de emergência ambiental estabelecido pela Portaria GM/MMA nº 1.052, publicada na segunda-feira (29) no Diário Oficial da União.
Foi declarado estado de emergência ambiental em momentos distintos ao longo do ano passado e segundo a vulnerabilidade de cada região, mediante a adoção de critérios técnicos. Agora, o Ibama poderá contratar servidores temporários para atuarem na prevenção e combate aos potenciais incêndios florestais.
Leia também: Amazonas recebe kits do Prevfogo/Ibama para apoiar no combate às queimadas
As mesorregiões afetadas são diversas e abrangem os estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco.