Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste também têm baixa umidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo devido a uma intensa onda de calor que afeta diversas regiões do Brasil. A aparência está elevando as temperaturas em até 5°C acima da média histórica em dez estados, além do Distrito Federal.
As áreas mais afetadas são Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
Além do calor extremo, o Inmet também emitiu um alerta laranja para baixa umidade relativa do ar. Em algumas regiões, a umidade pode variar entre 12% e 20%, níveis considerados críticos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda uma umidade ideal em torno de 60%.
A baixa umidade aumenta os riscos de incêndios florestais e pode causar problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.
As regiões mais afetadas incluem o Centro-Oeste, o interior do Nordeste (exceto Alagoas e Sergipe), além de parte de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
As autoridades alertaram a população para adotar cuidados especiais durante esse período, como beber mais líquidos, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia, usar hidratantes corporais e umidificar os ambientes.