Rede MLC
Economia

Inova Amazônia: Conferência impulsiona empreendedorismo sustentável na região

O Inova Amazônia é um exemplo de estratégia focada em fomentar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras alinhadas à bioeconomia - Foto: Internert
Publicidade

Evento destaca potencial da bioeconomia e promove networking entre negócios comprometidos com a preservação da Amazônia

Com o objetivo de fortalecer a bioeconomia e a inovação na Amazônia, Manaus terá a primeira amostra do ‘Inova Amazônia’ nos dias 9 e 10 de maio. Este evento destacará mais de 80 negócios locais focados em práticas sustentáveis na região, incluindo o uso da terra, conservação da biodiversidade e desenvolvimento econômico que respeita a natureza e as comunidades locais.

O Inova Amazônia é parte dos esforços para impulsionar pequenos negócios e startups alinhados à bioeconomia, com investimentos de R$ 23 milhões em diversas ações.

Para impulsionar os negócios locais, o Inova contará com convidados renomados e que poderão oferecer insights valiosos em palestras- Foto: Internet

A conferência visa conectar negócios que enfrentam desafios únicos na região amazônica, como equilibrar oportunidades econômicas com preocupações ambientais e sociais. O evento é realizado pelo Sebrae, com apoio do Governo do Amazonas, e parceiros como a Vale, a AL-Invest Verde e a Finep.

Segundo Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional, o Inova Amazônia é uma grande oportunidade para promover soluções sustentáveis e fortalecer o empreendedorismo na região.

“[…] Reconhecemos o potencial local para liderar a bioeconomia global, e o Inova Amazônia é uma plataforma extremamente importante para explorar novos modelos de negócios, produtos e serviços que valorizam nossa região e sua biodiversidade única”, disse Bruno.

O diretor-técnico também compartilhou que o evento irá reunir diversos atores, tanto nacionais quanto internacionais comprometidos a sustentabilidade, para estimular uma troca de conhecimentos e experiências que podem estimular novas iniciativas.

Além disso, o Sebrae promove programas como o Inova Biomas, focado no desenvolvimento sustentável nos biomas brasileiros, e o Programa Catalisa ICT, para gerar negócios a partir do conhecimento científico e tecnológico dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTS).

Confira alguns dos palestrantes do evento

  • Cristiano Prado – Economista e líder da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo (PUND) Brasil
    Tema: “Inovação e Desenvolvimento Socioeconômico: O Papel das Empresas Locais”. Insights sobre como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento econômico local e promover a inclusão social.
  • Eber Eurípedes de Souza – Professor de Biotecnologia do Instituto Federal de Tocantins (IFTO)
    Tema: “Biotecnologia e Sustentabilidade: Oportunidades para Negócios Locais”. Exploração de como a biotecnologia pode ser aplicada para promover práticas sustentáveis e criar oportunidades de negócios na região.
  • Eduardo Taveira – Secretário de Estado do Meio Ambiente
    Tema: “Inovação Ambiental: Desafios e Oportunidades para Empreendedores Locais”. Discussão sobre a importância da inovação para resolver desafios ambientais e como as empresas locais podem se destacar nesse cenário.
  • Elizabeth Ritter – Conselheira Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC)
    Tema: “Transferência de Tecnologia e Inovação: Estratégias para Empresas Locais Competitivas”. Estratégias de transferência de tecnologia para fortalecer a competitividade das empresas locais e promover a inovação.
  • Fernando Penedo – Líder de Operações do Instituto Amazônia+21
    Tema: “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia”. Como a inovação pode impulsionar o desenvolvimento sustentável na região amazônica e criar oportunidades de negócios sustentáveis.

 

Publicidade

Leia mais

Receita Federal libera consulta à restituição do IR para quem caiu na malha fina

Indra Miranda

Feirão do Pescado em Manaus terá mais de 100 toneladas de peixe

Lucyana Gadelha

Bitcoin renova recorde e se aproxima dos US$ 100 mil com efeito Trump

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais