As inscrições são gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, mas o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023.
As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 estarão abertas de 24 a 28 de janeiro, exclusivamente pela internet. A lista da primeira chamada será divulgada em 4 de fevereiro no Portal de Acesso Único.
Para concorrer, o candidato deve ter concluído o ensino médio e atender a pelo menos uma das condições previstas pelo Ministério da Educação (MEC):
- Ter estudado em escola pública ou como bolsista integral na rede privada;
- Ser professor da rede pública;
- Ou possuir alguma deficiência.
Outro requisito é ter feito o Enem em 2023 ou 2024, obtendo média de pelo menos 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição, o sistema utiliza a pontuação mais alta. Estudantes que realizaram o exame como treineiros não podem participar.
A inscrição é gratuita e exige uma conta no portal Gov.br. Durante o cadastro, o candidato deve informar os dados pessoais e familiares, além de selecionar até duas opções de curso e instituição de ensino, indicando a ordem de preferência.
- Leia também: Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira (18)
- Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro
As bolsas já podem ser consultadas, incluindo opções de ampla concorrência e destinadas a ações afirmativas para candidatos autodeclarados indígenas, pardos, pretos ou com deficiência.
Após a primeira chamada, prevista para 4 de fevereiro, haverá uma segunda convocação no dia 28 do mesmo mês.
Os candidatos não selecionados em nenhuma das etapas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre 26 e 27 de março. A lista final será disponibilizada em 1º de abril.
Pé-de-Meia Licenciatura: auxílio para futuros professores
Uma novidade no Prouni deste ano é o programa Pé-de-Meia Licenciatura, criado para incentivar estudantes de licenciatura na modalidade presencial.
Quem atingir média igual ou superior a 650 pontos no Enem terá direito a um auxílio mensal de R$ 1.050, durante o tempo de duração regular do curso.
Esse programa faz parte da iniciativa Mais Professores para o Brasil e integra as celebrações de 20 anos do Prouni, criado em 2005.