Estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam como treineiros estão aptos a participar do processo seletivo do Sisu.
Nesta sexta-feira (17), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas e seguem até o dia 21 de janeiro. Segundo o cronograma divulgado, o resultado da chamada regular será publicado no dia 26 de janeiro.
Já o período para matrícula está previsto entre os dias 27 e 31 do mesmo mês, enquanto a manifestação de interesse para a lista de espera poderá ser feita entre 26 e 31 de janeiro.
O Sisu, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os candidatos dentro do limite de vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior.
As escolhas dos candidatos são baseadas em critérios como curso desejado, modalidade de concorrência e perfil socioeconômico. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online.
Para acessar o sistema, é necessário usar o login e a senha cadastrados no Gov.br. Após o login, as notas do Enem são automaticamente recuperadas para o processo de inscrição.
Durante a inscrição, os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico, conforme exigências da Lei de Cotas, e podem escolher até duas opções de curso. É permitido alterar as opções ao longo do prazo de inscrição, sendo considerada válida a última alteração registrada.
Caso o candidato não seja aprovado em nenhuma das duas opções selecionadas, ainda terá a oportunidade de concorrer a uma vaga por meio da lista de espera.
Estudantes que participaram do Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se declararam como treineiros estão aptos a participar do processo seletivo do Sisu.