As mudanças pretendem tornar o trânsito mais seguro e organizado, promovendo melhor fluidez nas vias mais movimentadas da cidade.
Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Manaus inicia uma série de intervenções que começam a ser implementadas em ruas e avenidas da capital amazonense. As mudanças incluem a criação de novos retornos, instalação de semáforos, alterações no sentido de circulação e revisões na sinalização viária.
Entre os locais que passarão por ajustes estão as Avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, e as ruas da Indústria e Lóris Cordovil. As principais alterações incluem:
- Redefinição do sentido de circulação das vias;
- Construção de novos retornos;
- Atualização da sinalização vertical e horizontal;
- Instalação de novos semáforos;
- Revisão das rotas de transporte público.
Segundo a prefeitura, grande parte das obras será realizada no período noturno. Quando necessário executar intervenções durante o dia, será interditada apenas uma faixa das vias.
Mudanças
Uma das principais mudanças será a construção de uma alça de acesso direto entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, próximo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Com isso, o semáforo no local será usado apenas para ônibus da Estação de Transferência 2 (Arena) e veículos que acessam a rua Lóris Cordovil.
Na Avenida Pedro Teixeira, o trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista passará a operar em sentido único.
Já a rua da Indústria será reestruturada para funcionar como principal ligação entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery no sentido oposto à Pedro Teixeira. Novos semáforos e aberturas nos canteiros centrais serão implantados.
Sob o Viaduto de Flores, na Avenida Constantino Nery, haverá uma adequação geométrica para facilitar o retorno no sentido centro-bairro, com a adição de uma faixa que dará acesso direto à Avenida Torquato Tapajós.
Transporte coletivo
Usuários de transporte público devem estar atentos às mudanças no itinerário das linhas que operam na região no sentido bairro-centro. As linhas 118, 540, 652 e 672 terão trajetos alterados, embora os detalhes dessas mudanças ainda não tenham sido divulgados.
Por outro lado, as linhas 010, 207, 213, 214, 215, 223, 227, 654, 675, 678, A202, A206 e A407 manterão os itinerários habituais no sentido centro-bairro.
Mortes no trânsito
As alterações foram motivadas pelo aumento nos índices de mortalidade no trânsito da capital. Segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o número de vítimas fatais em 2024 foi de 309, um aumento de 21% em relação a 2023, que registrou 158 óbitos.
Levantamento do Ministério dos Transportes aponta que automóveis e motocicletas são os veículos predominantes em Manaus. Confira os dados:
- Automóveis: 435.584
- Motocicletas: 282.777
- Caminhões: 19.065
- Ônibus: 9.395
- Micro-ônibus: 3.296
As mudanças pretendem tornar o trânsito mais seguro e organizado, promovendo melhor fluidez nas vias mais movimentadas da cidade.