Rede MLC
News

Iphan entrega obra de revitalização de Cemitério dos Japoneses, em Parintins

A obra contou com o apoio da secretaria de obras e cultura de Parintins. - Foto: Divulgação
Publicidade

O Cemitério dos Japoneses preserva parte da história da imigração japonesa no meio da floresta Amazônica.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entregou a obra de recuperação do Cemitério dos Japoneses para os representantes da Associação Nipo-brasileira de Parintins e para a prefeitura municipal.

Com um investimento de R$ 134.796,78 e com o apoio da secretaria de obras e cultura de Parintins, a obra contemplou o serviço de capina, a limpeza do local, a reparação das estruturas de madeira, a reforma da cobertura, das cercas e dos pisos.

O Cemitério dos Japoneses preserva parte da história da imigração japonesa no meio da floresta Amazônica. Em 1931, chegou o primeiro grupo de migrantes japoneses na Vila Amazônia, que vinham sob juramento de se fixarem permanentemente na Amazônia para a produção de juta.

Eliseu Inomata, presidente da Associação Nipo-brasileira de Parintins, agradeceu a obra de recuperação do cemitério e disse estar feliz com a revitalização do espaço sagrado. 

A obra contemplou o serviço de capina, a limpeza do local e a reparação das estruturas de madeira. – Foto: Divulgação

“A gente vai poder trazer os japoneses que vêm do Japão para fazer uma visita porque temos algo para mostrar com essa parceria”, declarou o presidente.

A superintende da autarquia, Beatriz Calheiro, afirmou que o cemitério é um “espaço sagrado, um espaço de memória e de identidade da presença dos japoneses na nossa cultura“. 

“E enquanto representantes do patrimônio, reforçamos o valor que essa memória tem e garantimos que a gente possa continuar aprendendo mais com as culturas que vieram fortalecer a Amazônia”, disse a superintendente.

Como evidências da passagem da migração japonesa no município, há famílias japonesas enterradas no cemitério municipal de Parintins, próximo a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

A Praça Uyestuka, em frente ao bumbódromo, inaugurada em 1980 pela Prefeitura, também é uma forma de memorial das comemorações de 50 anos da chegada dos koutakussei.

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais