Rede MLC
Política

Javier Milei recusa pedido de desculpas a Lula em nova troca de farpas

Milei chamou Lula de “corrupto” e “comunista” - Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN
Publicidade

A troca de provocações entre Javier Milei e Lula adiciona um novo capítulo às tensões políticas entre a Argentina e o Brasil.

Nesta sexta-feira (28), o presidente da Argentina, Javier Milei, declarou a repórteres que não irá pedir desculpas ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Lula afirmou nesta semana que Mileifalou muita bobagem e deveria se desculpar com ele e com o Brasil.

Milei, durante uma entrevista ao canal La Nación +, reafirmou suas críticas a Lula, chamando-o decorrupto e comunista“.

Milei e Lula nunca tiveram reunião bilateral desde a posse de Milei, em dezembro – Foto: Reprodução

Quando questionado sobre as declarações do presidente brasileiro, Milei respondeu:Qual é o problema que o chamei de corrupto? Por acaso ele não foi preso por isso? E o que eu disse… Comunista? Por acaso não é comunista? Desde quando tem de pedir perdão por dizer a verdade? Ou estamos tão doentes de correção política que não se pode dizer nada para a esquerda ainda quando for verdade?”.

Ele acrescentou que a troca de acusações entre os dois presidentes é uma “discussão pequena” e comparou a situação a uma briga de “pré-adolescentes”.

Milei também criticou o que chamou de “ego inflado” de um “zurdito” – termo pejorativo que pode ser traduzido como “esquerdinha”.

Contexto da polêmica

A tensão aumentou na quarta-feira (26), quando Lula, em entrevista ao site UOL, afirmou que Milei deveria pedir desculpas pelas declarações feitas durante a campanha eleitoral argentina contra Sergio Massa.

Lula mencionou os foragidos dos atos de vandalismo dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília, que fugiram para a Argentina, e sugeriu que Milei deveria abordar o assunto.

Lula disse: “Eu não conversei com o presidente da Argentina porque acho que ele tem que pedir desculpas ao Brasil e a mim, ele falou muita bobagem, só quero que ele peça desculpas”.

O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, comentou na mesma quarta-feira que o presidente argentino não tinha razões para se desculpar.

Adorni declarou: O presidente argentino Javier Milei não fez nada do que tenha que se arrepender, pelo menos por enquanto”.

Durante a campanha à presidência no ano passado, Milei chamou Lula de “corrupto”, o vídeo circulou nas redes sociais – Foto: Reprodução

Adorni também negou a existência de um “pacto de impunidade” entre o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente argentino para garantiria asilo político aos investigados e condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

Ele afirmou: “Se a Justiça do Brasil solicita à Argentina determinada questão, será uma decisão da Justiça local qual a medida a se tomar. A Justiça local não se aparta da lei”.

A troca de provocações entre Javier Milei e Lula adiciona um novo capítulo às tensões políticas entre a Argentina e o Brasil. Com ambos os presidentes firmes em suas posições, o clima diplomático entre os dois países permanece tenso.

Publicidade

Leia mais

Mulher é presa em flagrante por matar o marido após descobrir possível traição em Borba (AM)

Indra Miranda

Barroso crítica pedidos de impeachment contra ministros do STF

Indra Miranda

Dilma Rousseff recebe Medalha da Amizade da China e critica anticomunismo no Brasil

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais