Faixa etária ocupa a penúltima posição no ranking, com 17,58% de doadores
Um levantamento feito pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) identificou que pessoas entre 40 e 49 anos possuem maior participação na doação de sangue no Estado do Amazonas.
A faixa etária representa 29,28% do total de doadores cadastrados. A faixa entre 30-39 anos aparece em segundo lugar com 25,59%, seguida da faixa 50-59 anos com 18,26%.
A pesquisa, que usou a base de dados do sistema HEMOsys, que gerencia os processos do Ciclo do Sangue dentro do hemocentro amazonense, analisou cerca de 607.900 doadores cadastrados no banco.
O levantamento também apontou que jovens entre 16 e 29 anos ocupam a penúltima posição no ranking de faixas etárias predominantes, com 17,58%, perdendo apenas para a faixa etária de 60 a 69 anos, que corresponde a 9,2% do total de doadores.
Além do envelhecimento, a análise demonstra ainda que há uma necessidade cada vez maior da fidelização de doadores mais jovens. Isso porque, levando em consideração que idade a máxima para doar é 69 anos, esse envelhecimento da população doadora preocupa a instituição, que nota cada vez mais o aumento de inaptidões devido aos problemas de saúde que surgem com a idade.