Rede MLC
Política

Justiça condena governo Lula a indenizar Bolsonaro e Michelle pelo caso dos móveis do Palácio da Alvorada

Entre os anos de 2019 e 2022, o casal Bolsonaro optou por usar os móveis pessoais no palácio. - Foto: Carolina Antunes/PR
Publicidade

Atual presidente disse que antecessor havia “levado” e “sumido” com 83 móveis, que foram encontrados guardados meses depois.

Nesta segunda-feira (9), o governo Lula foi condenado pela 17ª Vara Federal da Justiça do Distrito Federal a pagar R$ 15 mil ao Jair Bolsonaro (PL) e à Michelle Bolsonaro por danos morais no caso dos móveis do Palácio da Alvorada.

Em janeiro de 2023,  o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse a jornalistas, durante uma coletiva de imprensa, que os “antigos ocupantes da residência oficial teriam ‘levado’ e ‘sumido’ com 83 móveis”.

A defesa do casal Bolsonaro afirmou que, por ocasião do exercício do mandato presidencial entre os anos de 2019 e 2022, o ex-presidente e a ex-primeira-dama optaram por usar os móveis pessoais no palácio.

Além disso, a mobília pertencente ao acervo do Palácio ficou em um depósito, o que foi comprovado posteriormente pela União.

Fachada e interior do Palácio da Alvorada. – Foto: Ichiro Guerra/PR.

Na decisão, a Justiça destacou que as falas do atual presidente “alcançaram grande repercussão na mídia nacional e internacional, acarretando mácula à sua imagem e reputação [de Bolsonaro e Michelle]”.

O juiz federal, Diego Câmara, ainda afirmou que os comentários de Lula foram além do “direito de crítica”, pois sugere o envolvimento do casal Bolsonaro emdesvio de móveis do palácio presidencial que, conforme apurado, sequer ocorreu”.

 

 

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais