A princesa Catherine revelou em março que havia sido diagnosticada com câncer.
Kate Middleton, a Princesa de Gales, revelou nesta segunda-feira (9) que concluiu o tratamento de quimioterapia e agora está focada em “fazer o que pode para continuar livre do câncer”.
Em um vídeo divulgado pelo Palácio de Kensington, a princesa expressou alívio pelo término de uma série de nove meses de quimioterapia, que descreveu como “incrivelmente difíceis” e “assustadores” tanto para ela quanto para a família.
Catherine, que havia anunciado o diagnóstico em março, compartilhou as emoções sobre o tratamento, destacando que o “caminho para a cura e a recuperação completa é longo” e que deve continuar a enfrentar cada dia conforme ele se apresenta.
A princesa mencionou que são “águas turbulentas” e um futuro ainda incerto, mas frisou que encara esta nova fase com “um renovado senso de esperança e apreço pela vida”.
A princesa agradeceu o apoio recebido pela família, amigos e admiradores, destacando a importância do suporte emocional para ela e o Príncipe William durante esse período.
“William e eu estamos muito gratos pelo apoio que recebemos e tiramos grande força de todos que estão nos ajudando neste momento”, declarou Kate.
O Palácio de Kensington não forneceu detalhes específicos sobre a doença da princesa, ressaltando o direito à privacidade médica.
A revelação de Kate veio meses após o anúncio de que o sogro, o Rei Charles, também estava enfrentando uma batalha contra o câncer. O rei, que já retomou alguns compromissos públicos, tem sido uma figura de apoio para Kate e a família real durante este período desafiador.
Tradução do texto da mensagem da Princesa de Gales, Catherine:
“À medida que o verão chega ao fim, não consigo expressar o alívio que sinto por finalmente ter concluído meu tratamento de quimioterapia.
Os últimos nove meses têm sido incrivelmente difíceis para nós, como família. A vida, como conhecemos, pode mudar num instante e tivemos que encontrar uma forma de navegar por essas águas turbulentas e o caminho desconhecido.
A jornada contra o câncer é complexa, assustadora e imprevisível para todos, especialmente para aqueles que estão mais próximos de você.
Com humildade, essa experiência também nos coloca frente a frente com nossas próprias vulnerabilidades de uma maneira que nunca imaginamos antes, e, com isso, traz uma nova perspectiva sobre tudo.
Acima de tudo, esse tempo nos lembrou, a William e a mim, de refletir e ser gratos pelas coisas simples, porém importantes da vida, que muitos de nós frequentemente tomamos como garantidas. Simplesmente amar e ser amado.
Meu foco agora é fazer o que posso para me manter livre do câncer. Embora eu tenha terminado a quimioterapia, meu caminho para a cura e a recuperação completa é longo e devo continuar enfrentando cada dia conforme ele chega.
No entanto, estou ansiosa para voltar ao trabalho e participar de mais alguns compromissos públicos nos próximos meses, quando eu puder.
Apesar de tudo o que passou, entro nessa nova fase de recuperação com um renovado senso de esperança e apreciação pela vida.
William e eu somos profundamente gratos pelo apoio que recebemos e encontramos grande força em todos aqueles que estão nos ajudando neste momento. A gentileza, empatia e compaixão de todos têm sido realmente emocionantes.
Para todos aqueles que continuam sua própria jornada contra o câncer – estou com vocês, lado a lado, de mãos dadas. Da escuridão, pode vir a luz, então deixe essa luz brilhar intensamente”.