A viagem, denominada NS-31, foi o 31º lançamento da New Shepard e o 11º com passageiros.
A Blue Origin realizou com sucesso, nesta segunda-feira (14), mais um voo de turismo espacial com a nave New Shepard. Desta vez, a missão marcou história ao levar uma tripulação composta exclusivamente por mulheres, incluindo a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez, noiva do bilionário Jeff Bezos, fundador da empresa.
O lançamento ocorreu às 10h31 (horário de Brasília) a partir do Texas, nos Estados Unidos. Tanto a cápsula quanto o foguete retornaram em segurança cerca de dez minutos depois. Ao desembarcar, Katy Perry celebrou o momento beijando o chão.
A viagem, denominada NS-31, foi o 31º lançamento da New Shepard e o 11º com passageiros. Antes desta missão, 52 pessoas já haviam voado com a Blue Origin.
O voo foi do tipo suborbital, ou seja, não entrou em órbita da Terra, mas ultrapassou a Linha de Kárman, limite de 100 km de altitude reconhecido internacionalmente como o início do espaço.
Segundo a Blue Origin, esta foi a primeira missão espacial com uma tripulação totalmente feminina desde 1963, quando a cosmonauta russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a viajar ao espaço, na missão Vostok 6.
Bezos e celebridades acompanham o lançamento
Jeff Bezos esteve presente no local, acompanhado de personalidades como Oprah Winfrey e as irmãs Kardashian. Minutos antes do lançamento, imagens mostraram Bezos orando junto à tripulação. Após o pouso, ele foi até a cápsula para receber Lauren Sánchez com um beijo.
Katy Perry, que foi uma das grandes atrações do voo, compartilhou suas expectativas antes da decolagem: “Algo maior que eu está guiando esta jornada”, escreveu a cantora.
“Quando fui convidada para essa viagem, pesquisei sobre a cápsula. E, na frente dela, há o formato de uma pena [‘feather’, em inglês]. Quando vi aquilo, foi uma confirmação, porque minha mãe sempre me chamou de Feather.”
Histórico e pausa nos voos da Blue Origin
A empresa iniciou os voos turísticos em julho de 2021, com Jeff Bezos participando da primeira missão tripulada. Outros nomes famosos também embarcaram, como o ator William Shatner, então com 90 anos, que se tornou a pessoa mais velha a ir ao espaço.
O Brasil também teve representação: em junho de 2022, o engenheiro Victor Hespanha tornou-se o segundo brasileiro a viajar ao espaço a bordo de uma nave da Blue Origin.
Em setembro de 2022, um acidente com um foguete não tripulado levou a empresa a suspender os voos por quase dois anos. As operações foram retomadas apenas em maio de 2024, culminando agora neste voo histórico com uma tripulação totalmente feminina.