Cobre possui alto valor no mercado clandestino.
Todo o município de Cabedelo, Conde e cerca de 80% do território de João Pessoa (PA) amanheceu sem água nesta quinta-feira (31) após criminosos invadirem a Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame e roubarem diversos cabos de cobre responsáveis pelo funcionamento do serviço.
A Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), responsável pelo abastecimento, informou que a equipe de manutenção da estação foi rendida por um grupo entre oito e dez ladrões, que chegaram no local em um caminhão, que posteriormente foi utilizado para transportar os cargos roubados. Não houve registro de feridos.
A Cagepa informou que equipes técnicas foram mobilizadas para resolver o problema, porém que ainda não é possível dizer quando o abastecimento será normalizado, já que todo o cabeamento precisará ser substituído.
São 41 bairros sem água no momento, somando um total aproximado de 761.270 pessoas afetadas. A recomendação é que as pessoas que têm caixas d’águas em seus imóveis racionem a água até que a situação seja normalizada.
A Polícia Civil da Paraíba investiga o caso. O valor aproximado do conteúdo roubado pode chegar até R$ 2 milhões de reais.