O álbum solo, gravado em São Paulo, conta com 11 músicas inéditas totalmente dedicadas à temática amazônica.
A cantora lírica Amanda Aparicio lança o álbum “Lendas Amazônicas” em parceira com o compositor Hugo Pinheiro e o pianista Daniel Gonçalves, O disco busca retratar as lendas da forma como são conhecidas pelos povos da região amazônica.
O álbum solo, gravado em São Paulo, conta com 11 músicas inéditas totalmente dedicadas à temática amazônica.
As lendas e os contos, que foram extraídos de relatos de nativos, mateiros e indígenas da região, foram adaptadas pelo compositor Hugo Pinheiro.
As tradições relatam sobre os seres encantados, vistos como guardiões da floresta e com um caráter assustador, justamente para afastar os invasores.
“Eu, como uma cantora lírica da região amazônica, sentia A importância do meu primeiro trabalho solo ser na temática amazônica e, melhor ainda, falando sobre as nossas lendas”, declarou Amanda Aparicio.
O álbum “Lendas Amazônicas” já está disponível em todas as plataformas digitais e o link está disponível nas redes sociais dos artistas: @hugopinheirotrb, @amandaapariciocanto e @danielgoncalvespiano.
Criação
De acordo com os profissionais, as viagens pela Amazônia e o contato com as paisagens misteriosas contribuíram muito para as inspirações e criatividade do compositor para o processo de criação.
Amanda Aparicio, como soprano do Coral do Amazonas e vencedora do concurso de canto lírico “Canto da Floresta”, sugeriu ao maestro que criasse um ciclo de canções sobre lendas amazônicas, com poesias que narrassem as histórias destes contos.
Hugo Pinheiro, doutor em Música pela University of Kentucky nos Estados Unidos, prontamente aceitou o desafio. Assim, criando faixas que exploram as nuances sobre a floresta e os costumes característicos dos povos da Amazônia.
Daniel Gonçalves, pianista da Companhia de ópera do Teatro São Pedro em São Paulo, contribuiu com uma boa sonoridade e pronúncia das frases, criando atmosferas e timbres que contribuíram com a temática das composições.
Segundo a soprano, gravar o disco foi “muito prazeroso”, porque as histórias são “bem envolventes e muito emocionantes, como é o caso da lenda do açaí, Jurupari e Manati”.
Produção envolvida
- Composição Letra e Música: Hugo Pinheiro
- Soprano: Amanda Aparicio
- Piano: Daniel Gonçalves
- Gravação, mixagem e masterização: Adonias Souza Jr.
- Arte da capa: Marcicley Reggo
- Fotografia: Roumen Koynov
- Sonora Produções Culturais