Hamilton migrará para a Ferrari em 2025.
O Grande Prêmio de Abu Dhabi marcou o fim de uma era para Lewis Hamilton na Fórmula 1 (F1). O heptacampeão mundial encerrou a longa e vitoriosa trajetória com a Mercedes, equipe pela qual conquistou seis dos sete títulos mundiais.
A corrida, realizada neste domingo (8), foi vencida por Lando Norris, garantindo à McLaren o título do Mundial de Construtores, enquanto Hamilton terminou em um respeitável quarto lugar após uma impressionante recuperação.
Hamilton largou da 16ª posição devido a um incidente incomum na classificação — um cone ficou preso ao assoalho do carro. Mas, o britânico deu um show de pilotagem em Yas Marina, ultrapassando o companheiro de equipe, George Russell, na última volta.
Logo após cruzar a linha de chegada, Hamilton não conteve a emoção. Ainda no carro, se declarou à equipe que o acompanhou por mais de uma década;
“Sonhamos sozinhos, mas acreditamos juntos. Obrigado por toda a coragem, determinação e por me apoiarem. Começamos com uma esperança que virou uma jornada para os livros de história. Fizemos tudo juntos e estou muito grato. Do fundo do meu coração, desejo tudo de melhor. Amo vocês”, disse Hamilton emocionado.
O momento resultou em uma celebração especial. Após a prova, Hamilton realizou os tradicionais “zerinhos” com seu carro no circuito de Yas Marina. E com autorização da organização, ele também comemorou com os integrantes do pódio.
Hamilton, que competiu toda a carreira na Fórmula 1 com motores Mercedes desde sua estreia pela McLaren em 2007, agora se prepara para um novo capítulo. Em 2025, ele vestirá as cores da Ferrari, encerrando uma das parcerias mais icônicas do esporte.
Os Impressionantes Números de Lewis Hamilton na Mercedes
Lewis Hamilton é um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, e os números com a equipe Mercedes são extraordinários. Confira os principais destaques de sua carreira com a equipe:
- 6 Campeonatos Mundiais com a Mercedes (2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020).
- 7 Títulos no total, igualando Michael Schumacher. Hamilton assumiu o lugar de Schumacher na Mercedes em 2013.
- 8 Títulos de Construtores conquistados pela Mercedes enquanto Hamilton fazia parte da equipe.
- 84 Vitórias pela Mercedes, de um total recorde de 105 na carreira.
- 78 Pole Positions pela Mercedes, das 104 na carreira.
- 153 Pódios pela Mercedes, de um total de 202.
- 12 Temporadas na Mercedes desde que ingressou na equipe em 2013.
- 246 Corridas pela Mercedes, de um total de 356 corridas com motores Mercedes desde a estreia em 2007.
- 44, o número icônico, é usado desde a carreira júnior.
- 26 Países vencidos por Hamilton, de um total de 29 países onde competiu.
- 55 Voltas mais rápidas pela Mercedes, ficando atrás apenas de Michael Schumacher (77).
Hamilton também já percorreu mais de 100.000 km e completou mais de 20.000 voltas na carreira.