Rede MLC
Economia

Lula critica BC e reforça pressão por redução da Selic

Baixar os juros é uma “briga eterna” no Brasil, afirma Lula - Foto: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Publicidade
Publicidade

Presidente aponta que diminuir a taxa de juros é uma “briga eterna” no Brasil.

Em mais uma manifestação pública sobre a política monetária do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (14) que a luta para reduzir os juros no Brasil é uma briga eterna”.

Baixar os juros é uma briga eterna nesse país. Mas, mesmo se o juro for zero, se o cara não tiver dinheiro para consumir, ele não vai consumir”, disse Lula.

Publicidade

Na visão do presidente, um dos grandes desafios do Brasil é a falta de circulação de dinheiro. Em referência à compra de automóveis, Lula destacou a necessidade de ajustar a indústria automobilística às condições de pagamento da população.

Lula disse que o governo
Na avaliação do presidente, um dos principais problemas do Brasil é a falta de circulação de dinheiro – Foto: Rafa Neddermeyer/Agencia Brasil

Durante o mandato, Lula tem criticado o Banco Central (BC) e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pela manutenção da taxa Selic em patamares elevados.

Atualmente, a taxa básica de juros está em 10,50% ao ano, valor que o presidente considera um entrave para o estímulo aos investimentos e o crescimento econômico.

Na ata da última reunião de política monetária, os diretores do BC enfatizaram que não hesitarão em elevar a Selic novamente, caso considerem necessário para garantir a convergência da inflação ao centro da meta.

A autarquia tem reiterado, em eventos recentes, o compromisso com o controle da inflação, mesmo diante do risco de que os preços possam acelerar.

 

Publicidade

Leia mais

EUA e China travam nova guerra comercial: tarifas ultrapassam 100% e impacto global preocupa

Lucyana Gadelha

Abono Salarial 2025: pagamentos para nascidos em março e abril começam na próxima terça (15)

Lucyana Gadelha

BC anuncia datas para novas funções do Pix: parcelamento, garantia e autoatendimento contra fraudes

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais