Rede MLC
Política

Lula critica gestão da Vale e defende maior presença do Estado na economia

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

Em evento na sede da Telebras, presidente aponta fragilidades na gestão da mineradora após anúncio de novo presidente.

Durante visita ao Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) da Telebras, em Brasília, nesta terça-feira (27), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou para criticar a gestão da mineradora Vale e reforçar a posição contrária às privatizações.

O presidente ressaltou a importância de o Estado manter uma participação ativa na economia, trabalhando em “conjunto” com a iniciativa privada, e não simplesmente vendendo ativos nacionais.

Lula comparou, de forma irônica a atual estrutura da Vale a um “cachorro de muitos donos“, sugerindo que a falta de uma identidade clara e de liderança contribui para ineficiências na gestão.

Lula durante evento no Palácio do Planalto, no começo de março – Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Para que serve o Estado? Para que serve o governo? Eu não falo isso contra iniciativa privada. Acho que nós temos de trabalhar juntos com a iniciativa privada, mas trabalhar em parceria. Eu não preciso desmontar o Estado”, disse o presidente.

A fala ocorreu no contexto das indenizações relacionadas ao rompimento da barragem em Mariana, em 2015, em que ele destacou a dificuldade de encontrar responsáveis claros dentro da estrutura corporativa da empresa.

“Você não tem dono. É uma ‘corporation’, um monte de gente com 2%, um monte de gente com 3%, e você não sabe quem é o dono“, ironizou o presidente.

O Conselho de Administração da Vale havia anunciado na noite de segunda-feira(26) a eleição de Gustavo Pimenta como novo presidente da mineradora, substituindo Eduardo Bartolomeo.

Lula, deixou claro que a crítica vai além da troca de comando, mirando a estrutura corporativa da Vale e questionando a responsabilidade e identidade dentro de grandes empresas privatizadas.

A crítica é contínua às privatizações realizadas nas últimas décadas, especialmente em setores estratégicos, como o de mineração, apontando para a necessidade de uma presença mais marcante do governo na economia brasileira.

Publicidade

Leia mais

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais