Lula diz que vai “vencer” mercado financeiro: “Falam bobagem todo dia”.
Em entrevista transmitida pela RedeTV na noite de domingo (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a pressão do mercado financeiro e reiterou a proposta de crescimento econômico focada na distribuição de renda, contrariando a pressão pelo ajuste fiscal.
Segundo o presidente, o discurso de austeridade fiscal promovido pelo mercado não se alinha com as convicções e objetivos de governo.
“Eu vejo o mercado [o mercado financeiro] falar bobagem todo dia, não acredito nisso, eu já venci eles e vou vencer outra vez”, afirmou Lula
As declarações surgem em um contexto de negociações intensas sobre um pacote de revisão de gastos que está em fase final de elaboração pela equipe econômica e deve ser elaborado para análise no Palácio do Planalto. O pacote reflete a busca do governo por uma gestão fiscal mais equitativa
Durante a entrevista, Lula reforçou que o Congresso e o Judiciário também têm responsabilidade na contenção de gastos e defendem cortes nas despesas excessivas. Ele deu como exemplo, os recursos distribuídos aos parlamentares por meio das emendas parlamentares, apontando para a necessidade de ajustes.