Rede MLC
Política

Lula nega que Venezuela seja uma ditadura

Lula concede entrevista à Rádio Gaúcha — Foto: Jonathan Heckler/Agência RBS
Publicidade

“Não acho que é ditadura, é diferente de uma ditadura”, diz Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (16) que não considera o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, uma ditadura. Durante entrevista à Rádio Gaúcha, Lula afirmou que, embora o regime no país vizinho seja muito desagradável e tenha um viés autoritário“, ele não o define como uma ditadura.

Não acho que é ditadura, é diferente de uma ditadura. É um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura como a gente conhece tantas nesse mundo“, afirmou Lula.

Lula destacou a importância estratégica da Venezuela para o Brasil, mencionando a longa fronteira compartilhada e o potencial de parcerias comerciais, que já chegaram a gerar um superávit de quase R$ 5 bilhões para o Brasil.

Lula e os presidentes da Venezuela, Nicolas Maduro, e Bolívia, Luís Arce — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

Sobre a situação política, Lula comentou que o governo venezuelano chegou a tentar barrar a visita do ex-chanceler Celso Amorim, assessor internacional do presidente brasileiro, que foi enviado para acompanhar as eleições presidenciais de julho.

O resultado dessas eleições ainda não foi reconhecido pelo Brasil, assim como pela maioria dos países.

Maduro, de acordo com os órgãos oficiais subordinados ao governo, teria sido reeleito, enquanto a oposição alega que o candidato Edmundo González obteve mais de 60% dos votos.

O Brasil e outros países pedem a divulgação completa dos “dados desagregados“, que detalham a votação urna por urna, mas até o momento esses números não foram apresentados.

Lula também revelou que só após ameaçar divulgar que a Venezuela estava bloqueando a missão de observação de Amorim, o governo venezuelano permitiu a viagem.

“Quando o Celso Amorim ia viajar para a Venezuela, eu fui informado que eles tinham pedido para o Celso Amorim não ir. Eu mandei comunicar que se o Celso Amorim não pudesse ir, eu comunicaria à imprensa que a Venezuela estava impedindo. Aí, deixaram o Celso Amorim ir“, disse Lula.

Publicidade

Leia mais

Na ONU, Lula decide não votar em condenação ao Irã por repressão a mulheres

Indra Miranda

Moraes cita a si mesmo 44 vezes para liberar ação da Polícia Federal

Indra Miranda

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais