Rede MLC
News

Lula passa por cirurgia para drenar hematoma na cabeça e se recupera bem

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — Foto: Ricardo Stuckert
Publicidade

Lula está proibido de receber visitas de trabalho no hospital até ficar completamente recuperado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 79, passou por um procedimento cirúrgico de emergência na noite de segunda-feira (9) para drenar um hematoma intracraniano, resultado de uma queda sofrida em outubro. Segundo a equipe médica, a cirurgia foi bem-sucedida, e o presidente apresenta boa evolução clínica.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (10), o médico Roberto Kalil informou que Lula está estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias“.

De acordo com médico, o presidente já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora em recuperação“. As funções neurológicas do presidente foram preservadas, e não há risco de sequelas.

Foto de outubro mostra cicatriz na cabeça de Lula após sofrer um acidente doméstico — Foto: Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Foto de outubro mostra cicatriz na cabeça de Lula após sofrer um acidente doméstico — Foto: Ton Molina/Estadão

A cirurgia, realizada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, teve duração de cerca de duas horas. Segundo o neurocirurgião Marcos Stavale, o sangramento estava localizado entre o cérebro e a meninge, abaixo da membrana dura-máter.

“Ele [o hematoma] foi removido e o cérebro está descomprimido, com as funções neurológicas preservadas”, explicou.

O presidente permanecerá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 48 horas, conforme protocolo para esse tipo de caso, e deverá ficar com um dreno por um período de 1 a 3 dias. 

Segundo o médico Rogério Tuma, a complicação é comum em pacientes mais velhos que sofrem quedas. Durante o deslocamento de Brasília para São Paulo, a médica Ana Helena Germoglio relatou que Lula esteve lúcido e orientado.

A previsão é que o presidente retorne a Brasília no início da próxima semana, mas ele está proibido de realizar atividades de trabalho até completar a recuperação. Nada de trabalho“, reforçou Roberto Kalil. A primeira-dama, Janja, acompanha Lula no hospital.

Acidente doméstico

O hematoma intracraniano foi causado por uma queda no dia 19 de outubro, no banheiro da residência oficial da Presidência, em Brasília. Na ocasião, o presidente bateu a região da nuca, precisou levar cinco pontos e realizou exames de imagem.

Embora o acidente tenha sido classificado como grave, Lula afirmou quenão afetou nenhuma parte mais delicada. Ele foi liberado com orientações médicas, incluindo a recomendação de evitar viagens longas semanas seguintes – incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.

Em setembro de 2023, Lula passou por uma artroplastia total do quadril direito, um procedimento para substituição da cartilagem desgastada por uma prótese. Desde então, ele tem sido acompanhado regularmente, com exames de revisão realizados um ano após a cirurgia.

 

Publicidade

Leia mais

Instabilidade afeta WhatsApp, Instagram e Facebook em diversos países

Indra Miranda

Manaus terá corte de energia elétrica em quatro bairros e um ramal nesta quinta-feira (12)

Indra Miranda

Amazonprev anuncia data final para regularização do Censo Previdenciário

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais