Rede MLC
Política

Lula veta projeto que isenta IPI de móveis e eletrodomésticos para famílias atingidas por desastres naturais

O veto, publicado no Diário Oficial da União (DOU) - Foto: Divulgação
Publicidade

De acordo com o despacho presidencial, o projeto geraria uma queda na arrecadação sem previsão orçamentária e sem apresentar medidas compensatórias.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o Projeto de Lei 4.731/23, que isentava a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para móveis e eletrodomésticos dalinha branca” adquiridos por moradores de áreas atingidas por desastres naturais ou eventos climáticos extremos.

O veto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (5) e ainda pode ser derrubado pelo Congresso Nacional.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Divulgação

De acordo com o despacho presidencial, o veto foi recomendado pelo Ministério da Fazenda e pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, que apontaram que o projeto geraria uma queda na arrecadação sem previsão orçamentária e sem apresentar medidas compensatórias.

Outro ponto levantado pelo governo é que o IPI não é pago diretamente pelos consumidores, mas pelos fabricantes. Isso poderia resultar em um aumento dos lucros dos produtores ou fornecedores dos bens, sem necessariamente reduzir o custo para os consumidores.

O Projeto de Lei 4.731/23 foi proposto pelas deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) e buscava oferecer alívio financeiro para famílias afetadas por desastres naturais, como as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.

O texto previa a isenção de IPI para produtos como fogões, refrigeradores, máquinas de lavar roupa, cadeiras, sofás, mesas e armários, desde que fabricados no Brasil.

 

 

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais