Rede MLC
Notícias

Manaus aumenta a segurança nas escolas: 350 novos agentes de portaria

Foto: João Viana / Semcom Manaus
Publicidade

As escolas da rede municipal de Manaus passaram a contar, desde a última segunda-feira (17), com 350 novos agentes de portaria. A medida visa reforçar a segurança de alunos e servidores nos colégios da rede. No total, o município conta com 503 unidades escolares, entre creches, Centros Municipais de Educação Infantil, de jovens e adultos e escolas do Ensino Fundamental 1 e 2.

A formação dos novos profissionais foi realizada pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (Semseg) e contou também com a participação da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Deapca).

Os novos profissionais, contratados de forma emergencial, foram instruídos de forma multidisciplinar sobre os aspectos da segurança na escola e aprenderam técnicas de abordagem e comportamento para o dia a dia e em situações incomuns. O protocolo de segurança trabalhado com os novos profissionais segue orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Para proteger o ambiente escolar, além da introdução dos novos agentes, a rede municipal de ensino passou a realizar treinamentos específicos com o corpo escolar, reforçou as ações de monitoramento com câmeras nas escolas e vem investindo em ações pedagógicas em sala de aula de prevenção à violência.

As unidades escolares do município também estão recebendo botões de pânico físicos, que podem ser acionados ainda por meio de aplicativo, permitindo acesso direto à empresa de segurança responsável para solicitar equipe de resposta.

Além disso, numa parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), serão realizadas capacitações para assessores pedagógicos reforçarem a prática do diálogo no ambiente escolar — ação que envolve comunidade, famílias, alunos e funcionários das escolas.

“Estamos aumentando a segurança em nossas unidades de ensino. Além das medidas que foram tomadas nos últimos dias, estamos incorporando estes novos profissionais treinados pela Secretaria de Segurança do município, com todo o olhar e atenção da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. A escola precisa voltar a ser enxergada como um lugar de tranquilidade e segurança por nossos alunos e suas famílias”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Publicidade

Leia mais

Intoxicação alimentar em festa escolar leva mais de 150 pessoas ao hospital em Alto Parnaíba (MA)

Indra Miranda

Árvore cai sobre casa no bairro Coroado após forte chuva em Manaus

Indra Miranda

‘Manaus mais cidadã’ traz 130 serviços para a população neste sábado, 23/09

Aline Macena

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais