Rede MLC
Meio Ambiente

Manaus declara situação de emergência devido à seca no Rio Negro

A publicação inclui Manaus na lista de municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem. - Foto: William Duarte
Publicidade

Nesta quinta-feira (12), a medição do porto de Manaus aponta que o rio Negro atingiu, na capital do Amazonas, a marca de 16,97 metros.

Na tarde desta quarta-feira (11), a Prefeitura decretou situação de emergência em Manaus em razão da estiagem com validade de 180 dias. 

Segundo o Decreto nº 5.983, publicado no Diário Oficial de Município (DOM), a medida tem como objetivo implementar ações para atender às necessidades das comunidades ribeirinhas impactadas.

Além disso, a publicação inclui Manaus na lista de municípios que devem receber recursos do Governo Federal para enfrentar a estiagem que atinge a região.

O prefeito de Manaus, David Almeida, informou que a decisão foi influenciada pela visita do presidente da República à capital nesta terça-feira (10), que trouxe a perspectiva de recursos adicionais para a prefeitura.

Durante a estiagem de 2023, o Rio Negro alcançou o nível mais baixo dos últimos 120 anos. – Foto: Reprodução
Nas redes sociais, o prefeito anunciou que o decreto ajudará “a levar a atenção básica pública para todas as famílias que podem sofrer com a seca“.

“Vamos nos unir e trabalhar ao máximo pra minimizar as consequências desse delicado período”, publicou o prefeito.

Nesta quinta-feira (12), a medição do porto de Manaus aponta que o rio Negro atingiu, na capital do Amazonas, a marca de 16,97 metros.

Em 2023, ano da maior seca já registrada no Amazonas, nesta mesma data, o nível do rio estava em 21,19 metros.

Durante a estiagem do ano passado, o Rio Negro alcançou o nível mais baixo dos últimos 120 anos.

Publicidade

Leia mais

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Deserto na Arábia Saudita registra neve pela primeira vez

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais