Ampliação da faixa etária da estratégia ocorreu em caráter temporário, com a aplicação de doses com validade até 30 de abril.
A Prefeitura de Manaus encerrou a vacinação de pessoas de 4 a 59 anos contra a dengue nesta sexta-feira (19) após os estoques disponíveis, com validade até 30 de abril, se esgotarem em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, explicou que a ampliação da faixa etária, com aplicação das doses com menor tempo de validade, atende orientação do Ministério da Saúde, visando evitar a perda de estoques da vacina.
Ao todo, o município contava com 3.700 doses para a imunização de pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
A campanha de vacinação contra a dengue continua para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, sendo disponibilizada em mais de 70 unidades da Semsa Manaus, distribuídas por toda a cidade.
A lista completa dos pontos de imunização, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada através do site.
É necessário que as crianças e adolescentes estejam acompanhadas por um responsável, com um documento oficial de identificação, o Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou CPF, e o cartão de vacina.
Recomendações
O esquema vacinal contra a dengue prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre cada aplicação.
Após o procedimento, a criança ou adolescente deve permanecer na unidade de 15 a 30 minutos para observação.
A vacina contra a dengue deve ser administrada de forma isolada, com intervalo de 30 dias para a aplicação de outras vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral) e de 24 horas para as demais do calendário nacional.