Rede MLC
Economia

Manaus pode sofrer com escassez de peixes devido à seca que atinge o Amazonas

Foto: Reprodução/A Crítica
Publicidade

Os impactos da escassez já podem ser sentidos na economia.

A estiagem severa que atinge o Amazonas deve ocasionar a escassez de peixe nas feiras e mercados de Manaus ainda este ano. Segundo a Federação de Pescadores do Amazonas (Fepesca-AM), os pescadores estão enfrentando dificuldades.

Com a redução drástica dos níveis dos rios, o acesso aos pontos de pesca tradicionais está dificultado, o que pode significar uma redução na oferta de peixe no estado.

A situação se agrava com o aumento dos custos operacionais, uma vez que os pescadores precisam se deslocar para áreas mais distantes e menos produtivas.

“Nessa estiagem a água também pode esquentar mais do que o normal e afetar o oxigênio para os peixes. Isso faz com que a produção desembarcada na cidade de Manaus tenha uma redução, e quando há essa redução é a lei da oferta e procura, a tendência do preço é aumentar”, destacou o presidente da federação, Walzenir Falcão.

Na última sexta-feira (20), data da medição mais recente, o nível do Rio Negro na capital era de 15,08 metros. No último dia 11, a Prefeitura de Manaus declarou situação de emergência na cidade.

Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), informou que o Governo do Amazonas está em fase inicial de estudos para encontrar uma solução para os pescadores que sofrem o impacto da estiagem.

“O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) informa que está em fase de levantamento de informações, por meio de 75 Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados próprios, para identificar as necessidades dos pescadores artesanais no estado, que, atualmente, são mais de 60 mil, durante a estiagem”, afirma a nota.

Publicidade

Leia mais

1ª Feira da Economia Criativa e Empreendedorismo da Terceira Idade é inaugurada no Parque do Idoso

Lucyana Gadelha

Bitcoin ultrapassa US$94 mil pela primeira vez

Indra Miranda

Bitcoin pode atingir US$ 200 mil até 2025, prevê Bernstein

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais