Só entre janeiro e março de 2024, o IMMU atendeu 731 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito em Manaus.
O relatório emitido semanalmente pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) registrou, até 8 de abril, 75 vítimas fatais envolvidas em acidentes de trânsito, número 13% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 66 pessoas perderam a vida no trânsito em Manaus.
Acidentes fatais de trânsito marcaram o decorrer da semana em Manaus e acendem um alerta para a imprudência ao conduzir veículos automotores. Só entre janeiro e março de 2024, o IMMU atendeu 731 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito na capital.
Colisão de carro em árvore deixa 2 pessoas mortas e outras 4 feridas em Manaus
O relatório não discrimina os motivos dos acidentes. Porém, a Rede MLC entrou em contato com o IMMU para investigar as possíveis causas desse aumento significativo de acidentes de trânsito em Manaus.
Em resposta, o diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari comentou que apesar do planejamento do órgão ser voltado para as operações de trânsito e de fiscalização, bem como à parte de engenharia, de sinalização e de educação; a responsabilidade do motorista tem grande impacto no trânsito.
“A gente está fazendo a nossa parte, nós temos fiscalização, engenharia e educação, mas de nada adianta se o condutor não fizer a sua parte também, tendo a sua responsabilidade e consciência social, respeitando os limites de velocidade e a legislação de trânsito”, disse o diretor.
Além disso, Ventilari aponta que os principais fatores que causam acidentes são o excesso de velocidade e a imprudência por parte de alguns motociclistas de ultrapassarem pela direita ou pelo corredor.
A segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada, a melhor forma de se prevenir e preservar a integridade de todos é adotando práticas de direção defensiva e comportamentos mais seguros e conscientes ao volante, além de sempre respeitar as legislações de trânsito.