Rede MLC
Política

Marina Silva volta a questionar reconstrução da BR-319

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva - Foto: Clóvis Haniel/Arte Rede MLC
Publicidade

Marina Silva informou que Lula solicitou estudo estratégico para analisar o asfaltamento da BR-319.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reiterou na terça-feira (17) que a pavimentação dos 918 km da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, deve ser precedida por um estudo técnico e científico. Para Marina, se isso já tivesse sido feito, teríamos um suporte técnico para uma resposta definitiva“.

A afirmação foi feita ao comentar a autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a pavimentação de 20 km da rodovia, com um investimento de R$ 157,5 milhões e planos de licitar mais 32 km.

A pavimentação autorizada envolve áreas funcionais da estrada, sem incluir o trecho central de cerca de 400 km, que, segundo ambientalistas, pode causar sérios danos ao ecossistema. 

De acordo com o ministro dos Transportes, Renan Filho, há espaço para a realização do projeto com sustentabilidade – Foto: Divulgação/DNIT

A ministra destacou a necessidade de uma avaliação ambiental estratégica para evitar o agravamento de problemas como desmatamento e grilagem nocoração da Amazônia.

É uma demanda legítima da população, mas precisa ser feito todo o dever de casa. E aí eu dialogo com o povo de Rondônia e do Amazonas com muita tranquilidade em relação a isso”, disse Marina.

Marina criticou tentativas anteriores de acelerar a pavimentação sem a devida análise técnica. Os atalhos durante os últimos 16 anos não têm levado a lugar nenhum, afirmou, que as licenças concedidas sem embasamento adequado, referindo-se ao governo Bolsonaro, cuja autorização em 2021 para pavimentar o trecho entre os km 250 e 656 foi revogada pela Justiça em 2023.

Marina Silva volta a questionar reconstrução da BR-319 – Foto: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A ministra também alertou para o impacto ambiental da obra, ressaltando que, sem os devidos cuidados, a pavimentação poderia piorar a seca e os incêndios na região.

“Por isso, eu insisto: é fundamental que se faça uma avaliação ambiental estratégica para que não se tenha o agravamento da grilagem e do desmatamento naquela área que está coração da Amazônia”, indagou a ministra.

A Rede MLC possui um episodio do Informar, Educar e Transformar (IET) , onde é abordado sobre a BR-319: A estrada da Amazônia, que mergulha nos detalhes da pavimentação.

Publicidade

Leia mais

Ditador da China, Xi Jinping, é recebido por Lula no Palácio da Alvorada

Indra Miranda

Lula recebe líderes estrangeiros para abrir a cúpula do G20

Indra Miranda

Biden chega a Manaus e faz sobrevoo na Floresta Amazônica

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais