Rede MLC
News

Mercosul e União Europeia anunciam acordo histórico de livre comércio

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen e o presidente Lula durante o evento — Foto: Divulgação
Publicidade

Desde 1999, Mercosul e União Europeia trabalham na construção de um acordo de livre comércio.

Os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram nesta última sexta-feira (6) a conclusão de um acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos. A declaração foi feita durante a cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai.

“À luz do progresso alcançado desde 2023, o Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia está agora pronto para revisão legal e tradução. Ambos os blocos estão determinados para condução de tais atividades nos próximos meses, com vistas à futura assinatura do acordo”, diz o documento divulgado no evento.

A cerimônia contou com a presença dos presidentes Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira (6) — Foto: Divulgação

O acordo, que vem sendo negociado desde 1999, cria uma das maiores alianças de comércio do mundo.

“A União Europeia e o Mercosul realizaram uma das alianças de comércio e investimentos maiores que o mundo viu. Estamos formando um mercado de mais de 700 milhões de consumidores”, afirmou Von der Leyen.

Apesar do anúncio, o pacto ainda precisa passar por etapas formais antes de entrar em vigor. Os textos negociados deverão ser submetidos a uma revisão jurídica e traduzida para os idiomas oficiais de cada país-membro. 

Após a assinatura, o acordo deverá ser aprovado internamente por cada nação, seguindo os procedimentos legislativos locais. No Brasil, por exemplo, será necessária a aprovação do Poder Legislativo.

Com a ratificação final, o Acordo passará a integrar dois dos maiores blocos econômicos do mundo. Juntos, Mercosul e União Europeia representam cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente US$ 22 trilhões.

O chanceler do Uruguai, Omar Paganini, já havia antecipado na quinta-feira (5) que as negociações entre as delegações foram concluídas. A formalização do pacto é vista como um marco nas relações comerciais entre as duas regiões, após mais de duas décadas de diálogos e ajustes.

Publicidade

Leia mais

Instabilidade afeta WhatsApp, Instagram e Facebook em diversos países

Indra Miranda

Manaus terá corte de energia elétrica em quatro bairros e um ramal nesta quinta-feira (12)

Indra Miranda

Amazonprev anuncia data final para regularização do Censo Previdenciário

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais