Rede MLC
News

Meteoro ilumina céu de portugal e deixa autoridades em alerta

Usuários registraram fenômeno meteorológico nas redes sociais — Foto: Reprodução
Publicidade

Não foram registradas quedas de fragmentos até o momento.

Na noite de sábado (18), um meteoro atravessou o céu de Portugal, provocando um clarão que chamou a atenção de moradores e foi registrado em diversos vídeos. O fenômeno ocorreu por volta das 23h50 do horário local (9h50 em Brasília) e deixou as autoridades locais em alerta, já que ainda não se sabe se e onde os fragmentos da rocha espacial caíram.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o meteoro cruzando o céu com uma cauda brilhante e iluminando o horizonte com uma luz azulada.

A maioria das gravações foi feita no norte de Portugal, principalmente na vila de Castro Daire e em cidades como o Porto. Contudo, também houve registros mais ao sul, inclusive na região de Lisboa.

Usuários registraram fenômeno meteorológico nas redes sociais — Foto: Reprodução/ Twitter (X)
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, situado a cerca de 25 km de Castro Daire, informou que recebeu um chamado por volta das 0h deste domingo (19), relatando a possível queda de um objeto na Serra de Montemuro.
Em resposta, bombeiros foram enviados ao local, mas até as 2h (22h de sábado em Brasília), nada havia sido encontrado.
As autoridades continuam investigando para determinar se houve impacto e para localizar possíveis fragmentos do meteoro. A queda de meteoros é um fenômeno relativamente comum, mas raramente resulta em danos ou acidentes.
O evento despertou curiosidade e espanto entre os moradores, que rapidamente começaram a compartilhar suas experiências e vídeos nas redes sociais. As imagens viralizaram, aumentando o interesse e as especulações sobre a origem e o destino do meteoro.

o que é um meteoro

Um meteoro é um fenômeno luminoso que ocorre quando um meteoroide, um pequeno fragmento de material rochoso ou metálico no espaço, entra na atmosfera da Terra e começa a queimar devido ao atrito com o ar.

Este fenômeno é popularmente conhecido como “estrela cadente“. A palavra “meteoro” refere-se especificamente ao rastro luminoso causado pela queima do meteoroide.

Um meteoro consiste em um fenômeno luminoso provocado pela entrada de um corpo em alta velocidade na atmosfera terrestre.
Um meteoro consiste em um fenômeno luminoso provocado pela entrada de um corpo em alta velocidade na atmosfera terrestre – Foto: Internet
A maioria dos meteoros se desintegra antes de chegar à superfície da Terra. Aqueles que conseguem chegar ao solo são chamados de meteoritos.
Os meteoroides podem se originar de cometas, asteroides ou até mesmo de detritos de colisões entre corpos celestes. Quando esses fragmentos entram na atmosfera da Terra, eles se tornam meteoros.
Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele pode estar viajando a velocidades extremamente altas, variando entre 11 e 72 km/s. A alta velocidade faz com que o meteoroide aqueça rapidamente devido ao atrito com o ar, causando o brilho intenso.
Chuva de meteoros
Composição de uma chuva de meteoros registrada em uma vila na Rússia, no ano de 2016 – Foto: Internet

O brilho de um meteoro é causado pela ionização das moléculas do ar ao redor do meteoroide e pela vaporização dos materiais do próprio meteoroide. O rastro luminoso pode durar desde uma fração de segundo até vários segundos.

Publicidade

Leia mais

Empresário come banana de obra de arte avaliada em US$ 6,2 milhões

Indra Miranda

Austrália proíbe menores de 16 anos de terem contas em redes sociais

Indra Miranda

Fortes chuvas em SP cancelam 115 voos no Aeroporto de Congonhas

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais