O local está a aproximadamente 45 metros de profundidade, sendo que cerca de 30 metros estão completamente alagados.
Nove trabalhadores ficaram presos em uma mina de carvão no estado de Assam, no nordeste da Índia, após uma intensa inundação ocorrida na segunda-feira (6). As equipes de resgate, que continuam os trabalhos, acreditam que três deles podem ter morrido, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (7).
A mina, localizada em uma região remota e montanhosa no distrito de Dima Hasao, encontra-se parcialmente submersa, dificultando os esforços de resgate. O local está a aproximadamente 45 metros de profundidade, sendo que cerca de 30 metros estão completamente alagados.
“O poço tem cerca de 45 metros de profundidade, dos quais quase 30 metros estão cheios de água. Três equipes tentaram entrar desde a manhã e conseguiram avançar até 9 a 10 metros”, explicou Kaushik Rai, ministro local presente na área.
De acordo com a polícia, o acidente pode ter sido causado pelo rompimento de um canal subterrâneo de água, o que resultou na inundação repentina da mina.
“Eles (os mineiros) provavelmente atingiram algum canal de água, e a água saiu e inundou a área”, afirmou Mayank Kumar, chefe da polícia do distrito de Dima Hasao.
O governo estadual de Assam confirmou que a mina operava de forma ilegal, um problema recorrente na região. O chefe do governo estadual, Himanta Biswa Sarma, informou, por meio de uma publicação na rede social X (antigo Twitter), que uma pessoa ligada ao caso foi presa.
As operações de resgate envolvem equipes do Exército indiano, que foram mobilizadas com mergulhadores, helicópteros e engenheiros especializados. Mergulhadores estão sendo baixados ao poço em recipientes improvisados por meio de sistemas de roldanas para acessar a área alagada.
Apesar das dificuldades, as equipes avistaram três corpos, mas ainda não conseguiram recuperá-los devido às condições adversas.
Histórico
Acidentes em minas de carvão são comuns na região nordeste da Índia, especialmente em locais operados de forma clandestina. Em 2019, um dos incidentes mais graves resultou na morte de 15 trabalhadores em uma mina ilegal no estado vizinho de Meghalaya, que também foi inundada por um rio próximo.
As autoridades continuam monitorando a situação, enquanto os esforços de resgate seguem em ritmo intensificado para tentar localizar os sobreviventes.