O Ministério também anunciou a expansão do Farmácia Popular para 758 novas cidades que não estavam incluídas no programa até então.
Nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou a gratuidade integral do Programa Farmácia Popular. Durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, ela detalhou que todos os 41 medicamentos do programa serão agora distribuídos sem custos nas farmácias credenciadas em todo o Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, a nova medida beneficiará toda a população e, de imediato, mais de um milhão de pessoas por ano que antes precisavam pagar uma coparticipação para acessar os medicamentos.
Um dos destaques do anúncio foi a inclusão das fraldas geriátricas no programa, que passarão a ser distribuídas gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais. A ministra explicou que essa ação reflete uma atenção especial ao envelhecimento da população.
Ela destacou: “Em 2024, mais de 24 milhões de pessoas foram atendidas e nosso objetivo é expandir ainda mais esse alcance, especialmente nas áreas mais remotas do Brasil”.
O Ministério da Saúde também observou um aumento no número de beneficiados, que subiu de 20,7 milhões em 2022 para 24,7 milhões em 2024.
Além disso, a ministra anunciou a expansão do Farmácia Popular para 758 novas cidades que não estavam incluídas no programa até então. A meta é alcançar todos os municípios brasileiros.
Atualmente, o programa já está presente em 4.812 cidades (86% dos municípios), abrangendo 97% da população, com mais de 31 mil farmácias credenciadas. Criado em 2004, o programa tem ganhado relevância no país.