A Gol informou que o cachorro faleceu durante o desembarque em Guarulhos (SP). O trajeto que seria de até 2h30, durou 8horas. A empresa suspendeu o serviço por 30 dias.
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva (Republicanos), em conjunto com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), vão investigar a morte do golden retriever Joca, que morreu durante uma viagem aérea entre Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).
O anúncio da investigação ocorreu na noite desta terça-feira (23), e na manhã desta quarta-feira (24), a pasta, em nota, disse que cobrou esclarecimento da Gol.
Inicialmente destinado a Sinop (MT), onde viveria com seu tutor João Fantazzini Júnior, o animal foi inadvertidamente enviado para a capital cearense devido a um erro no serviço de transporte de animais da empresa aérea Gol.
A empresa reconheceu o equívoco e, em comunicado, informou que o cachorro veio a óbito após o desembarque no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
A duração do trajeto do animal que seria em torno de 2h30mim, durou cerca de 8 horas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também afirmou que a companhia aérea deverá indenizar João, baseado na Portaria nº 12.307/2023 e especificado na Resolução nº 400, que estabelece as medidas em casos de dano causado ao animal de estimação ou de assistência emocional durante o transporte.