Rede MLC
Política

Ministério não vê “necessidade” da volta do horário de verão “até o momento”

Ministro de Minas Energia, Alexandre Silveira - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Publicidade

A decisão será tomada com base na avaliação técnica dos níveis de reservatórios no país, afirma Alexandre Silveira

A possível volta do horário de verão em 2024 ainda não está definida, conforme indicado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta terça-feira (8). Segundo o ministro, a decisão será tomada com base na análise técnica dos níveis dos reservatórios de água no país, que impactam diretamente o setor elétrico. A avaliação final sobre o tema deverá ocorrer até a próxima semana.

“Estou tomando uma decisão sobre o horário de verão ao limite para ver se pode ser evitado neste ano”, declarou Silveira em conversa com jornalistas. Ele também afirmou que, se for necessário, a medida será renovada.

“Se o horário de verão for urgente, teremos a coragem necessária”, disse o ministro.

Nos últimos meses, o governo avaliou a possibilidade de retomar o horário de verão, com previsão de início em novembro, após as eleições. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) discutiu a questão, com nova reunião agendada nesta quarta-feira (9) quando serão evidenciadas as condições dos reservatórios e a adoção de medidas frente à seca.

O horário de verão é tradicionalmente utilizado como uma forma de aliviar a demanda energética no horário de pico, diminuindo a necessidade de acionamento de usinas térmicas, especialmente no início da noite, quando há menor geração de energia solar e eólica.

Além da discussão sobre o cronograma de verão, o ministro Silveira também participou da sanção do PL do Combustível do Futuro, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras autoridades. O projeto visa fomentar programas nacionais de diesel verde, biometano e combustível sustentável para aviação.

Publicidade

Leia mais

Multas pagas pelo X chegam à conta correta indicada pelo STF

Lucyana Gadelha

Não conseguiu votar? Saiba o que fazer para justificar sua ausência

Indra Miranda

Mulher é presa em flagrante por matar o marido após descobrir possível traição em Borba (AM)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais