Na Islândia, a idade de consentimento sexual é 15 anos, mas é crime um adulto manter relações sexuais com um adolescente que ele ensina, emprega ou orienta.
Neste domingo (23), a presidente da Islândia, Halla Tómasdóttir, aceitou a renúncia da Ministra da Infância, Ásthildur Lóa Thórsdóttir. A decisão ocorreu após a revelação de que a ministra teve um relacionamento com um adolescente há mais de três décadas. A informação foi divulgada pela emissora nacional RUV na semana passada.
A renúncia foi formalizada durante uma reunião do Conselho de Estado, que incluiu ministros do governo e a presidente Halla Tómasdóttir. Apesar de deixar o cargo, Thórsdóttir continua como legisladora pelo Partido Popular, que integra o governo de coalizão liderado pela primeira-ministra Kristrún Frostadóttir, da Aliança Social Democrata.
Segundo a RUV, Thórsdóttir teve um filho há 35 anos, quando ela tinha 23 anos e o pai do bebê, 16. O relacionamento teria começado após o casal se conhecer em um grupo de jovens da igreja, quando o adolescente tinha 15 anos.
Na Islândia, a idade de consentimento sexual é 15 anos, mas é crime um adulto manter relações sexuais com um adolescente que ele ensina, emprega ou orienta.
Em uma declaração, Thórsdóttir confirmou o relacionamento, mas afirmou que não era a líder do grupo religioso, apenas uma integrante.
Ela destacou que “relacionamentos entre pessoas daquela idade não eram incomuns, mesmo que não fossem desejáveis”.
A ex-ministra alegou que o relacionamento durou apenas algumas semanas, mas o pai esteve presente no nascimento da criança.
A RUV relatou que o pai tentou, ao longo dos anos, estabelecer contato com o filho por meio do governo e da igreja, mas só realizou visitas ocasionais. Ele pagou pensão alimentícia por 18 anos. Thórsdóttir, por sua vez, afirmou que o pai fez poucas tentativas de se aproximar do filho.
Contexto político e social
A Islândia, uma nação insular vulcânica localizada abaixo do Círculo Polar Ártico, tem uma população de menos de 400 mil habitantes.
O parlamento, fundado em 930 por colonos vikings, é considerado possivelmente a legislatura mais antiga do mundo. O caso gerou repercussão no país, conhecido pela forte ênfase em direitos sociais e igualdade de gênero.