Rede MLC
Esporte

Morre o campeão olímpico de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o “Pampa”

A notícia da morte de Pampa foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que emitiu uma nota de pesar - Foto: Divulgação
Publicidade

André Felippe Falbo Ferreira, que tratava um câncer, conquistou a medalha de ouro em Barcelona 1992.

Morreu nesta sexta-feira (7) o ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, conhecido como “Pampa”, aos 59 anos. Medalhista de ouro com a Seleção Brasileira masculina de vôlei nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, Pampa estava em tratamento contra um câncer.

A confirmação do falecimento foi feita pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que emitiu uma nota de pesar.

“Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira”, declarou a CBV em comunicado oficial.

A notícia da morte de Pampa foi confirmada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que emitiu uma nota de pesar – Foto: Divulgação

Nascido em 24 de novembro de 1964, em Recife, Pampa deixou uma marca indelével no vôlei brasileiro. Seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, onde conquistou o ouro, foi um dos pontos altos de sua carreira.

Ele também venceu a Liga Mundial em 1993 e ganhou a prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991, em Havana, com a Seleção Brasileira.

O primeiro ouro olímpico do vôlei brasileiro em 1992 – Foto: Internet

Radamés Lattati, presidente da CBV, destacou a importância de Pampa para o vôlei nacional:

Pampa era um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”.

Atuação pós-Carreira

Após se aposentar das quadras, Pampa continuou contribuindo para o esporte. De 2000 a 2002, atuou no Ministério do Esporte. Posteriormente, assumiu a posição de Secretário de Esportes da cidade de Suzano, em São Paulo.

Em 2013, foi nomeado Secretário de Esportes de Campos dos Goytacazes-RJ. Além disso, administrava a Pampa Sports, uma empresa de marketing esportivo, cultural e de entretenimento.

Homenagem e luto

A notícia da morte de Pampa trouxe tristeza e comoção ao mundo do voleibol. Sua trajetória, marcada por conquistas e dedicação ao esporte, será lembrada por todos.

O legado deixado por ele continuará a inspirar futuras gerações de atletas.

Pampa é homenageado no Maracanãzinho – Foto: Divulgação

A CBV e toda a comunidade do voleibol brasileiro expressam suas condolências à família e amigos de Pampa, neste momento de profunda dor e perda.

Seu nome e feitos estarão para sempre gravados na história do esporte mundial!

Publicidade

Leia mais

Palmeiras assume liderança do Brasileirão e Atlético-GO é rebaixado

Indra Miranda

Com protestos e estádio vazio, Coxa encerra Série B com derrota para o Botafogo-SP

Indra Miranda

Ituano x Amazonas: onde assistir a 38ª rodada da Série B

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais