A notícia foi comunicada pela cônjuge no programa Encontro com Patrícia Poeta.
O jornalista de 97 anos Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, e estava tratando uma pneumonia nas últimas semanas.
Cid morreu por volta das 8h, de falência múltipla dos órgão devido a uma insuficiência renal crônica. Segundo Fátima Sampaio, esposa do jornalista, ele enfrentava dificuldade de funcionamento dos rins desde 2022 e recorria a sessões de diálise.
Ele havia completado 97 anos no último domingo (29). Até o momento não há informações sobre o velório e o enterro, nem se será aberto ao público.
A “voz de Deus”
Locutor e apresentador, Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, no ano de 1927 e foi um dos maiores ícones do rádio e telejornalismo.
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, ao fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
No ano de 1951, agora no Rio de Janeiro, Cid foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, onde teve suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
Posteriormente, já no ano de 1969, depois de se consolidar na televisão ao passar por emissoras como TV Tupi, Globo, Excelsior e Continental, Cid Moreira voltou Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”.
No mesmo ano, foi escalado para o que seria o 1º telejornal transmitido em rede no Brasil, o recém-lançado “Jornal Nacional”, de onde apenas saiu em 1996.Ele chegou também a participar, de maneira simultânea do “Fantástico”.
Ainda na década de 90, depois de deixar a bancada do JN, Cid passou a se dedicar a locução de passagens bíblicas, trabalho que levou para o YouTube. Em 2011, ele gravou a Bíblia na íntegra em áudio books, tendo vendido mais de 60 milhões de cópias em CD.
O falecimento deste ícone do jornalismo comoveu muitas pessoas na internet, incluindo alguns famosos que comentaram no Instagram de Cid, confira abaixo: