Mãe confunde garrafa de vinho com água e bebê é hospitalizado
Um bebê de apenas quatro meses foi levado a um hospital e posteriormente internado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital pediátrico na Itália. O motivo da internação foi um coma alcoólico, supostamente causado pela ingestão de vinho. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (30).
Segundo informações de uma agência de notícias italiana, a mãe teria confundido uma garrafa escura contendo vinho com água, ao preparar a mamadeira do bebê com leite em pó.
O incidente ocorreu em Brindisi, no sul da Itália. Após perceber que seu filho não estava bem, ela o levou ao pronto-socorro local, onde os médicos realizaram uma lavagem gástrica. Posteriormente, o bebê foi transferido e entubado na UTI do hospital pediátrico Giovanni XXIII, em Bari.
Bebidas alcoólicas a menores no Brasil, veja o que diz a lei
No Brasil, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, normatizado pela Lei 13.106/2015, fornecer ou vender bebidas alcoólicas a menores de 18 anos constitui crime.Tal infração pode acarretar em detenção de dois a quatro anos para o responsável, além da aplicação de multa de até R$ 10 mil ou até mesmo a interdição do estabelecimento comercial.
É importante ressaltar que a lei não se restringe apenas aos comerciantes, podendo também punir qualquer adulto, incluindo familiares ou amigos, que ofereçam bebidas alcoólicas a crianças ou adolescentes, estando todos sujeitos às respectivas sanções legais.