Como nasceu o ‘Neyday’, que voltou a viralizar com volta de Neymar quatro anos depois.
Após um ano afastado devido a lesão, Neymar finalmente retorna aos gramados nesta segunda-feira (21) em partida pelo Al Hilal contra o Al Ain (EAU), válido pela Liga dos Campeões asiática. O duelo, que será transmitido ao vivo pelo Disney+ às 13h (horário de Brasília), marca não só a volta do craque brasileiro, mas também o ressurgimento de uma atração das redes sociais: o “NeyDay”.
O termo “NeyDay” começou a ganhar força em 2020, durante a campanha histórica do PSG na Uefa Champions League, quando Neymar foi o protagonista.
O auge ocorreu nas quartas de final contra a Atalanta, quando o time francês garantiu a classificação nos minutos finais. Desde então, sempre que Neymar entra em campo em partidas decisivas, os fãs ao redor do mundo retomam a “tradição” de apoiar o ídolo com o termo, que volta a se tornar tendência nas redes sociais e plataformas de busca.
Durante aquela campanha em 2020, o “NeyDay” mobilizou milhões de internautas. A hashtag #NeyDay dominou as redes, chegando ao topo de menções globais no X, com um impacto estimado em 250 milhões de usuários, de acordo com a Decode, empresa de análise de dados associada ao BTG Pactual.
Embora o termo tenha continuado a ser utilizado em eventos como a Copa do Mundo de 2022, nunca atingiu o mesmo nível de engajamento que na reta final daquela Liga dos Campeões.
Com o retorno de Neymar aos Gramados, a expectativa é que essa segunda-feira volte a ser marcada como um grande “NeyDay”, reacendendo o fervor dos torcedores após um ano sem ver o astro em ação.