O aumento aumento das águas ocorreu pro conta das chuvas com ventos que chegaram até 50km/h, trazendo junto as águas da Lagoa dos Patos em direção ao Guaíba.
O Guaíba teve um aumento por volta de 43 centímetros na madrugada desta segunda-feira (3), chegando a marca de 3,85 metros e voltando a ultrapassar a cota de inundação em Porto Alegre.
Apesar de ter registrado estabilidade no último dia primeiro, voltando ao nível do leito, o lago superou a cota de inundação de 3,60 metros, transbordando. Foram registradas 19 ocorrências de enchentes, sendo 15 situações apenas de ruas completamente bloqueadas pelas águas, segundo informação da prefeitura de Porto Alegre.
- Leia Mais: RS registra sétimo óbito por leptospirose e tem mais de 100 casos confirmados
- Leia Mais: Rio Grande do Sul: Inmet emite alerta de perigo para chuvas e ciclone
A cidade já estava voltando ao funcionamento normal com a limpeza das ruas e das casas, porém a volta das cheias faz com que os moradores temam que os entulhos acumulados nas ruas possam voltar a obstruir o sistema de drenagem da capital e aumentar o risco de mais inundações.
Segundo o último levantamento feito pela Defesa Civil, aproximadamente 28 mil casas continuam sem energia elétrica e alguns serviços de bombeamento de água ainda estão endo normalizados.
Até o momento, a tragédia climática matou 171 pessoas, deixando 43 desaparecidas e 806 feridas, além dos mais de 617,9 mil desabrigados.