Segundo a Uber, a atualização tem como objetivo reforçar o sistema de avaliações mútua para estimular um comportamento mais respeitoso entre motoristas, parceiros e passageiros.
Nesta quarta-feira (19), a Uber anunciou o lançamento de uma nova funcionalidade que possibilita aos motoristas bloquearem passageiros considerados problemáticos. A ferramenta será disponibilizada de forma gradual a todos os condutores da plataforma.
Para bloquear um passageiro, o motorista deve avaliá-lo com uma estrela. Nesse caso, o cliente será automaticamente bloqueado, o que impede que o motorista receba futuros chamados dessa pessoa.
Além disso, o bloqueio pode ser realizado de maneira opcional quando o motorista atribui duas ou três estrelas ao passageiro. No entanto, não será possível bloquear usuários que recebem classificações de quatro ou cinco estrelas.
A classificação de bloqueio funciona da seguinte forma:
- ⭐ : bloqueio automático;
- ⭐⭐ ou ⭐⭐⭐: bloqueio opcional;
- ⭐⭐⭐⭐ ou ⭐⭐⭐⭐⭐: sem possibilidade de bloqueio.
Essa atualização, lançada antes do Carnaval, tem como objetivo reforçar o sistema de avaliações mútua “para estimular um comportamento mais respeitoso entre motoristas, parceiros e passageiros”, explicou a Uber.
Marcelo Brasileiro, gerente de operações de segurança da Uber, comentou sobre a importância da funcionalidade: “O sistema de avaliações funciona para os dois lados. Estamos sempre orientando os usuários sobre como melhorar suas avaliações, e isso se torna ainda mais relevante no período do Carnaval”.